Volks Extreme Performance

O Turbo

O turbo compressor, ou simplesmente turbo, apesar de existir desde 1905, somente passou a ser normalmente utilizado em automóveis a partir de 1977, quando entrou no mercado como equipamento de linha em Saabs suecos, Buicks americanos e Porches alemães.

O turbo é um equipamento conceitualmente bastante simples: aproveita os gases da exaustão como fonte extra de energia para o motor. Esses gases são expelidos dos cilindros com muita força. Quanto mais alto o funcionamento do motor, quanto mais alta sua rotação, com mais força eles saírão. Esses gases, quando simplesmente atirados à atmosfera, significam energia jogada fora, desperdiçada. O turbo aproveita essa energia para girar uma roda aletada (roda do compressor) - o mesmo princípio do moinho de vento. Essa roda possui um eixo, que por sua vez tem em sua outra extremidade, uma segunda roda aletada (roda da turbina). A primeira roda é colocada e mantida em funcionamento pela passsagem por suas aletas dos gases de escapamento; a segunda roda, colocada para girar pela rotação do eixo comum, age como um aspirador de ar, empurrando-o para dentro dos cilindros em quantidades (e portanto pressões) tão mais altas quanto mais alto for o regime de rotações a que o motor esteja sendo utilizado. A entrada nos cilindros de quantidades incomuns de ar tem dois efeitos básicos: supercomprime o motor e provê mais oxigênio para a combustão. No primeiro, a maior quantidade de moléculas gasosas dentro de um mesmo cilindro leva ao aumento de compressão, semelhante ao obtido por rebaixamento do cabeçote e utilização de pistão cabeçudo, isto é, resulta em mais torque e potência, sem necessidade de se aumentar muito a quantidade de combustível. No segundo, havendo mais oxigênio presente para garantir a queima de uma mesma quantidade de combustíveis, há uma combustão mais completa.

Como funciona o turbo

Resumindo: no mesmo espaço de tempo em que ocorreria a aspiração da mistura ar/combustível normal, uma quantidade maior dessa mistura é empurrada para o interior da câmara de combustão pelo turbo. Havendo então mais ar e combustível, a explosão terá uma maior amplitude, resultando diretamente em mais potência, sem alterações profundas no motor.

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Volks Extreme Performance - 1999/2015

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