Volks Extreme Performance

Pneu remold: vale mesmo a pena?

30/01/2005

Os pneus chamados "remold" diferenciam-se dos "recapados" e dos "recauchutados" pelo método usado no serviço de recuperação. O pneu recapado tem apenas a banda de rodagem reformada, colocando-se uma nova. Este método é mais utilizado em pneus de caminhões e ônibus. Já os pneus recauchutados têm, além da banda de rodagem refeita, os "ombros" também. Os ombros nada mais são que a curvatura da lateral. Já os pneus remold tem toda a sua estrutura (banda de rodagem, ombro e a lateral) refeitas. E é justamente por esse motivo, de ter sua lateral recoberta com nova camada de borracha, que não se pode ter idéia da marca original do pneu, procedência, especificações quanto a peso e velocidades máximas suportadas, e o que é o mais importante, a data de fabricação e o estado dele. Como o pneu não é eterno, ele vai perdendo suas qualidades com o tempo, e um pneu muito antigo pode ser perigoso. O interior dele pode estar em boas condições, mas a parte externa não, podende estar bem ralada ou ressecada, que seriam mais um motivo para a "camuflagem" com uma camada de borracha. Não se pode esquecer que os pneus de carros de passeio são projetados para ter uma única "vida", ao contrário dos pneus de ônibus e caminhões, que tem no projeto a previsão de recapagem/recauchutagem, daí a crítica aos pneus remold.

Sabe-se que a grande maioria das carcaças usadas na produção de pneus remold vêm de países do leste-europeu, onde eram lixo, a preço de banana. Daí seu preço baixo.

Também há relatos de pneus remold que simplesmente se desintegraram na estrada, soltando totalmente a borracha que os recobria. Isso em velocidades altas é extremamente perigoso, podendo o pneu estourar e levar a perda de controle do carro.

Ao adquirir um pneu remold, deve-se analisar todos os esses pontos, principalmente a questão de segurança, já que os pneus são o único elo de ligação entre o veículo e o solo. Claro que existem fabricantes de remolds que adotam um padrão de qualidade, mas deve-se ter em mente que mesmo atendendo a normas técnicas e de qualidade, ele nunca será como um pneu novo.

MarceloGTS


   
 

 

Volks Extreme Performance - 1999/2015

Este site é mantido por entusiastas da marca VW, não possuindo
vínculo com a Volkswagen do Brasil e Volkswagen AG.