Volks Extreme Performance

Kombi Last Edition - O fim de uma era

17/08/2013

A Kombi começou a ser montada no Brasil em 1953, em um galpão alugado no Ipiranga por uma empresa que havia obtido as licenças de fabricação junto a Volkswagen. Somente a partir de 2 de setembro de 1957 é que a perua começou a ser produzida oficialmente pela Volkswagen em sua recém-inaugurada fábrica em São Bernardo do Campo.

Até hoje a perua é a mais vendida em sua categoria, desbancando rivais mais modernos, como Fiat Ducato, e baratos, caso das vans chinesas comercializadas aqui.

A Volkswagen será obrigada a encerrar a produçao da Kombi por conta da nova legislação que prevê a obrigatoriedade de freios ABS e airbag duplo para todos os veículos produzidos no país a partir de 2014.

Assim, para marcar a despedida de um dos modelos mais longevos da indústria automotiva brasileira, a Volkswagen preparou a série especial Last Edition. O preço dessa edição comemorativa é de R$ 85.000, ou seja, cerca de R$ 40.000 acima da versão "normal".

Kombi Last Edition tem produção limitada a 600 unidades e tem como itens exclusivos pintura tipo “saia e blusa”, acabamento interno de luxo e elementos de design que remetem as inúmeras versões do veículo fabricadas no País desde 1957. As unidades serão numeradas e terao placa de identificaçao.

A pintura da Kombi Last Edition é azul, com teto, colunas e para-choques brancos. Uma faixa decorativa, também branca, circunda todo o veículo logo abaixo da linha de cintura. As rodas e as calotas sao pintadas de branco.

A grade dianteira superior é também pintada na cor azul da carroceria, assim como as molduras das setas e aros dos faróis.

Os pneus com faixa branca e os vidros sao escurecidos e o vigia traseiro tem desembaçador elétrico. As setas dianteiras tem lentes de cristal branco. Nas laterais também se destacam os adesivos que identificam a série especial “56 anos – Kombi Last Edition”.

Interior

O interior da Kombi Last Edition recebe cortinas em tear azul nas janelas laterais e no vigia traseiro – as braçadeiras trazem o logotipo ‘Kombi’ bordado, um elemento de decoração típico das versões mais luxuosas das décadas de 1960 e 1970.

Os bancos tem forração especial de vinil: bordas em Azul Atlanta e faixas centrais de duas cores (azul e branca). As laterais e as costas dos assentos tem acabamento de vinil expandido Cinza Lotus. O modelo tem capacidade para 9 ocupantes.

O revestimento interno das laterais, portas e porta-malas também é de vinil Azul Atlanta, com costuras decorativas pespontadas. O assoalho e o porta-malas sao recobertos por tapetes com insertos em carpete dilour Basalto, mesmo material que reveste o estepe. O revestimento do teto é em material nao tecido Stampatto.

No painel, um dos destaques é a plaqueta de alumínio escovado que identifica a série especial, com o número correspondente a uma das 600 unidades. Por exemplo: a primeira unidade levará a placa “001/600”.

Além disso, o painel traz serigrafia especial do quadro de instrumentos, que mantém o tradicional padrao com o velocímetro em posiçao central e, a direita, o mostrador do nível de combustível. O sistema de som tem LEDs vermelhos, le arquivos MP3 e possui entradas auxiliar e USB.

Dentro do porta-luvas, o comprador encontrará o manual do proprietário com uma capa especial comemorativa. A Kombi Last Edition será acompanhada, também, por um certificado especial atestando sua autenticidade.

O modelo é equipado com o motor EA-111 1.4 Total Flex, que desenvolve potencia de 78 cv quando abastecido com gasolina e de 80 cv com etanol, sempre a 4.800 rpm. O torque máximo é de 12,5 kgfm com gasolina e de 12,7 kgfm com etanol, a 3.500 rpm. O câmbio é manual de 4 marchas. As rodas sao de 14 polegadas, com pneus 185 R14C.

 

Texto adaptado: Marcelo

Fontes: www.car.blog.br
www.noticiasautomotivas.com.br


   
 

 

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