Volks Extreme Performance

Saveiro - A picape mais querida do Brasil

Assim como Voyage e Parati, a Saveiro utilizava a mesma plataforma do Gol e completava a família BX, disputando mercado com o Fiat City, derivada do Fiat 147, que convenhamos, não era páreo pra Saveiro. Aliás, nenhuma picape derivada de carro de passeio foi páreo pra Saveiro nesses 19 anos de vida.

Lançada em 1982, era equipada com motor 1.6 à ar, idêntico ao do Gol '82. Estava disponível nas versões 'S' (mais simples) e 'LS' (mais luxuosa).

Em 1984 passou a ser equipada com o motor AP 600 refrigerado a água.

Sempre acompanhando o "chefe da família", a Saveiro recebeu as mesmas alterações estéticas que foram introduzidas na linha '87: nova grade, faróis, piscas, capô,pára-lamas e pára-choques envolventes. A nomenclatura passa a ser 'CL' e 'GL'.

Em 1988 recebe novo painel, semelhante ao do Santana, mas bem mais simples, além de receber novos espelhos externos, também herdados do Santana.

Em 1990, a versão CL passa a ser equipada com o motor AE 1600 (decisão lamentável da VW). O motor AP 1800 passa a ser oferecido como item opcional na versão 'CL' e de série na versão 'GL'.

Nova modificação estética em 1991: capô, pára-lamas, grade e faróis seguem o padrão do Gol.

Em 1993 o motor AP 1600 volta a equipar a versão 'CL'. Os pára-choques passam a ser cinza e os carburadores agora são eletrônicos.

Em 1994 surge a versão Sunset, equipada com o motor AP 1800S (o mesmo do Gol GTS), além de possuir interior bem acabado, com painel satélite e bancos Recaro.

Em 1996 é lançada a versão Summer, também com motor AP 1800S e direção hidráulica.

Em 1997 a Saveiro ganha injeção monoponto de combustível.

Em 1998 é lançada a Saveiro reestilizada, seguindo as linhas do Gol lançado em 95 (Gol bolinha). É disponível nas versões 'CL' e 'GL'. A novidade fica por conta da pequena vigia logo atrás da porta, o que dá a impressão da cabine ser estendida. Esse efeito foi obtido através da utilização das portas do Gol quatro-portas, que são um pouco mais curtas que a da versão duas portas. O único ponto criticado da Saveiro é o enorme símbolo da VW na tampa traseira, ponto logo resolvido por alguns proprietários com um serviço de funilaria para retirar o símbolo e alisar a tampa.

No final de 1998 surge a Saveiro TSi, equipada com motor AP 2000 Mi.

Em março de 2000, a versão 'GL' deixa de ser produzida, por ter pouca procura.

Logo em seguida é lançada a Saveiro com as linhas da Geração III do Gol, nas versões 1.6, 1.8 e 2.0.

Novembro de 2000 - É lançada a série especial 'Summer', com acabamento exclusivo, faróis com moldura negra (como no Gol Turbo), adesivos da série, rodas 14" com pneus 185, calotas integrais, direção hidráulica e capota marítima de série. Como opcionais estão disponíveis ar-condicionado, CD Player e alarme. Além disso, um kit de praia, formado por guarda-sol, bonés, toalhas com sacola, cadeiras de praia, bola de vôlei e bolsa térmica acompanham os carros da série Summer.

Maio de 2001 - É lançada a série especial Fun, com motor 1.8. Conta, ainda, com direção hidráulica, rodas de liga leve exclusivas, faróis e lanternas de neblina e moldura dos faróis duplos pintados na cor do veículo. Tudo de série.

Dezembro de 2001 - Chega as concessionárias a série especial Summer 2002, que tem como carro base a Saveiro Plus, possui motor 1.8 a gasolina. Os fárois possuem duplo defletor e máscara negra, a antena é instalada no teto, e um  arco tubular de protege a cabina. Além disso a Summer vêm de fábrica com capota marítima, vidros verdes escurecidos, rodas de aço 14", com pneus 185/60 e calotas Ubatuba. 

A Saveiro Summer recebeu novo acabamento interno esportivo na cor preta, painel de instrumentos espumado e revestimento do assoalho da versão Sportline, com tapetes com a inscrição "Summer", banco do motorista com regulagem de altura, volante com 360 mm de diâmetro e direção hidráulica. 

Agosto de 2003 - Novos para-choques, versão Crossover e versão City 1.6 Flex.

Agosto de 2004 - Fim do motor 1.0 16V Turbo. Versão Plus com apoios de cabeça no banco traseiro e faróis duplos com lâmpadas de luz branca. Garantia de três anos para motor e câmbio.

Agosto de 2005 - Geração 4.

Fevereiro de 2006 - Versão Track & Field.

Março de 2006 - Sistema de rastreamento via satélite gratuito para algumas cidades.

Dezembro de 2007 - Série Surf com motores 1.6 e 1.8 Flex.

Junho de 2009 - Versão Titan 1.6 com suspensão elevada e visual mais robusto.

Abril de 2010 - Versão Trend com rodas de 15 polegadas e Titan com rodas de alumínio e revestimento de couro sintético no interior.

Abril de 2011 - Linha 2012 apenas nas versões 1.6 e Surf, a versão Titan sai de linha.

Texto: Marcelo e Paulo
Fonte: Revistas das décadas de '80, '90 e '00


   
 

 

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