Volks Extreme Performance

Gol GTS miniatura

Gastando cerca de 4.000 horas de trabalho, é possível fazer seu próprio carro. Você seria capaz?

Olhe bem para essas fotos (Clique nelas para ampliar). E só um Gol GTS afirmarão muitos. Realmente é um Gol GTS, só que com cerca de 40 centímetros de comprimento e teto em madeira. Pode-se até afirmar que os irmãos Loreno e Mauri Schneider, 20 e 21 anos respectivamente, de Chapecó (SC), mudaram o conceito de miniaturização, até agora usada bem mais para componentes eletrônicos. O modelo de GTS que construíram supera em muito o que se conhece em matéria de modelismo.

Construído basicamente em madeira, a não ser o material do estofamento e partes transparentes, os dois irmãos levaram cerca de 4.000 horas para concluir a obra. Isto representa um ano e meio de trabalho nas horas vagas, de três a quatro horas por noite e um pouco nos fins de semana. Em escala 1:18, o modelo tem detalhes que impressionam, como a antena do rádio (que funciona de verdade!) de acionamento elétrico, subindo quando o botão interruptor do rádio é girado, como num carro real. Uma minúscula chave liga a "ignição" (o carro não se locomove) e com isso várias luzes podem ser acesas, como lanternas, faróis, luz da placa, pisca-alerta, luz de ré (quando a alavanca de câmbio é movimentada para trás, como nos Gol GTS de cinco marchas). No painel, luzes-testemunhas cumprem a função original, indicando até o freio de estacionamento acionado.

O modelo tem sistemas de suspensão e direção, sendo visíveis as molas helicoidais fabricadas com arame; as rodas dianteiras esterçam ao comando do volante. Os pneus são Pirelli P-600 miniaturizados, tendo sido esculpidos em madeira, com um realismo fantástico.

Como surgiu

Loreno e Mauri são dois dos oito filhos do casal Mário e Helga Schneider. O pai é proprietário de uma fábrica de móveis, lá mesmo em Chapecó. Loreno e Mauri trabalham com o pai, em regime integral. "Sempre tivemos muito interesse por automóvel e desde bem pequenos fazíamos modelos em miniatura; achamos que era o momento de fazer alguma coisa mais minuciosa que nos permitisse, talvez, realizar nosso sonho, que é ter um carro" - explica Mauri.

Foi assim que Mauri tornou-se conhecido: contatou o escritório regional de vendas da Volkswagen, em Curitiba (PR), que por sua vez acionou o Departamento de Propaganda deste fabricante. O que Mauri desejava era ser recebido pela fábrica, quando teria oportunidade de mostrar a criação dele e do irmão. Tudo combinado, Mauri veio a São Paulo e foi bater na porta da Volkswagen, com o modelo debaixo do braço. Como não poderia deixar de ser, o alvoroço foi grande e todos quiseram ver aquele incrível Gol, com tantos detalhes. A fábrica pagou as despesas de hospedagem e da viagem de volta, ficando de estudar o que fora pedido por Mauri: o modelo real do Gol GTS em troca do micro-Gol GTS. Antes, Mauri foi levado para conhecer a fábrica, tendo visto particularmente a linha de montagem e a Engenharia: "Fiquei muito impressionado com o desenho por computadores (Computer Aided Design), e como a fábrica é bem equipada" - disse Mauri.

O Fiat Uno 1.5R

Antes do Gol, os irmãos construíram uma miniatura do Uno 1.5R, com a mesma riqueza de detalhes. O carro ficou exposto na concessionária a Fiat Phipasa, de Florianópolis (SC), debaixo de uma redoma de vidro, despertando enorme atenção dos clientes e gerando grande tráfego de loja. Todos queriam ver o micro-Fiat.

Um diretor da Fiat brasileira, em viagem de férias ao Sul, passou pela Phipasa e viu o modelo, ficando entusiasmado e manifestando o interesse em enviá-lo para a direção da Fiat em Turim, na Itália.

Planos

Por trabalharem numa empresa familiar os dois irmãos-artistas não têm planos imediatos de se lançar em qualquer empreendimento relacionado com modelos em miniatura, embora tenham grande interesse pelo assunto. "O que gostaríamos mesmo é de sermos reconhecidos pelas duas fábricas brasileiras, não importa a forma de reconhecimento, pois afinal adoramos carros".

Está aí um ponto que ninguém duvida.

Fonte: Oficina Mecânica - Edição Especial "Só Gol".


   
 

 

Volks Extreme Performance - 1999/2015

Este site é mantido por entusiastas da marca VW, não possuindo
vínculo com a Volkswagen do Brasil e Volkswagen AG.