Volks Extreme Performance

Golf VII chega ao Brasil

17/08/2013

A Volkswagen realizou na noite do dia 13 de agosto, no Aeroporto Campo de Marte, em Sao Paulo, uma grande festa de avant-prémiere do novo Golf VII no Brasil. O hatch médio teve duas versoes de acabamento confirmadas, a Highline, com motor 1.4, e a GTI, com motor 2.0 litros, que serão importadas da Alemanha.

A primeira versão do Golf VII a desembarcar no Brasil será a Highline 1.4 TSI BlueMotion Technology, que estará a venda em setembro. O carro conta com motor turbo de 140 cavalos e torque máximo de 25,5 mkgf, disponíveis já a 1.500 rpm. Estarão disponíveis duas versoes de câmbio: manual de seis marchas ou transmissão automatizada de dupla embreagem de sete velocidades com funçao “Tiptronic”,além de direção eletromecânica e rodas de aro 16 com pneus de medida 205/55. A Volkswagen afirma que o carro é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 212 km/h.

Já a versão esportiva GTI, que deve chegar até o final do ano, é equipada com o motor 2.0 TSI, turbinado e com injeção direta e transmissão automática DSG de seis velocidades Tiptronic. Segundo a Volkswagen, o GTI gera 220 cavalos entre 4.500 e 6.200 rpm. A versão conta ainda com detalhes esportivos, como bancos do tipo concha, volante esportivo, revestimento interno com costuras vermelhas, pedaleiras de aço escovado, grade frontal com filete vermelho e pára-choques esportivos, além de rodas aro 17 exclusivas e pneus 225/45, pinças de freios na cor vermelha, ponteira dupla de escapamento e direção eletromecânica progressiva. Vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos e sua velocidade máxima é de 244 km/h.

De série nas duas versões, sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um de joelho para o motorista), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle Eletrônico de Traçao (ASR) e ABS. Há ainda sistema multimídia com tela touch de 8”, freio de estacionamento eletromecânico com funçao "Auto Hold", bloqueio eletrônico do diferencial “XDS”, alerta de perda de pressão dos pneus, sistema Start-Stop e Ar-condicionado digital bi-zone.

Com o sistema "infotainment" o Novo Golf traz conjuntos de rádio e rádio/navegação com telas sensíveis ao toque, disponíveis em três versões e telas de 5,8 polegadas ou 8 polegadas.

Entre os equipamentos opcionais, estará disponível o sistema de navegação "Discover Pro" oferece tela colorida de oito polegadas, com rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, leitor de DVD, controle por voz, sistema Bluetooth, memória interna de 60 GB (compatível com MP3), entradas SD-Card e interface para iPod e o Dynamic Light Assist (Assistente de luz dinâmica): uma câmera no pára-brisa analisa as condições de tráfego na frente do veículo e regula a curva do facho de luz do farol para nao ofuscar outros condutores. Outro item opcional será o Adaptive Cruise Control (Controlador adaptativo de velocidade e distância) que, nos carros com transmissão automática, mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo a frente, freando ou acelerando.

Os preços oficiais não foram divulgados, mas as concessionárias estariam trabalhando internamente com preços de R$ 75 mil para a versão Highline 1.4 TSI e de R$ 108 mil para o GTI. O Golf atual tem preços entre R$ 52 e R$ 62 mil.

Em 2014, o Golf VII será fabricado em São José dos Pinhais (PR) juntamente com o novo Audi A3.

Mais longo, mais largo, mais baixo

O Golf VII é o primeiro Volkswagen a utilizar a nova plataforma global da empresa, a MQB, que promete mais modularidade. A mesma plataforma é usada pela Audi para o A3.

O novo Golf tem 4,25 metros de comprimento, 1,79 metro de largura e 1,45 metro de altura, ou seja, é 56 mm mais longo e 13 mm mais largo que a versao VI vendido na Europa (versao que nunca chegou no Brasil); além de 28 mm mais baixo.

Já o entre-eixos cresceu 59 mm, chegando agora a 2,64 m – o maior benefício está no espaço para as pernas, 15 mm maior, segundo a Volkswagen. Internamente, também há mais espaço para os ombros (31 mm na frente e 30 mm para os passageiros de trás). A capacidade do porta-malas saltou de 350 para 380 litros.

O carro está 100 kg mais leve que o modelo anterior por conta da maior presença de aço ultrarresistente, que o torna mais barato e menos poluente. Na europa, o modelo traz motor 1.6 litro a diesel (104 cv), da versao Bluemotion, que promete a média de 30 km/l.

Geração premiada

Durante o Salão do Automóvel de Nova York 2013, o novo VW Golf foi escolhido o World Car of the Year (Carro Mundial do Ano). Esse foi o 17o prêmio conquistado pela sétima geração do Golf desde seu lançamento em novembro de 2012. O carro também venceu o Best Cars 2013, o Auto Trophy 2012 e o Top Gear.

Texto: Marcelo

Fontes: g1.globo.com
www.blogauto.com.br
www.cantapneu.com
correiobraziliense.vrum.com.br
revista.pensecarros.com.br
autossegredos.com.br
www.noticiasautomotivas.com.br


   
 

 

Volks Extreme Performance - 1999/2015

Este site é mantido por entusiastas da marca VW, não possuindo
vínculo com a Volkswagen do Brasil e Volkswagen AG.