Volks Extreme Performance

Carburador

Carburador WeberTotalmente mecânico, o carburador baseia seu funcionamento na mecânica dos fluidos: o ar aspirado pelo pistão passa em alta velocidade pelo venturi ou difusor (um estreitamento da passagem) arrastando consigo uma porção de gasolina que fica armazenada na  cuba, que funciona como uma "caixa de água" que deve estar sempre cheia, até um limite, caso contrário irá vazar. Essa porção, que definirá a mistura correta ar/combustível, é controlada pelo giclê (uma espécie de parafuso com um furo calibrado no meio que limita a passagem do combustível). Uma borboleta, ligada diretamente ao pedal do acelerador, e instalada na base do carburador, dosa a quantidade de mistura que o motor vai aspirar. Esse artifício define a potência ou o torque que se deseja do propulsor naquele momento.

Carburador eletrônico

Trata-se de um carburador convencional dotado de monitoramento eletrônico em algumas de suas funções com o objetivo de controlar mais rigidamente a quantidade da mistura de ar/combustível em modelos carburados equipados com conversor catalítico (ou simplesmente catalisador). Com o auxílio da sonda de oxigênio (Sonda Lambda), o sistema eletrônico auxilia o carburador a executar sua função básica: misturar ar com combustível na proporção correta. Foi uma fase intermediária pela qual passou o automóvel antes de utilizar, em quase sua totalidade mundial, a injeção eletrônica. 

Carburador - Antes de culpar o carburador - Entrada de ar falsa

Excesso de combustível - Limpeza do carburador - Regulando o carburador

Esquema do carburador Brosol 2E - Esquema do carburador Weber


   
 

 

Volks Extreme Performance - 1999/2015

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